Afinal, quem é o bobo no dia dos bobos?

April-fools Google Nose, Gmail Blue, fechamento do Youtube, Google maps em modo “caça ao tesouro” e até um caixa eletrônico para acoplar ao celular. Essas foram algumas das pegadinhas do Google para o primeiro de abril de 2013, o dia em que a internet tenta enganar os jornais e o resto da população. Para falar a verdade, muitas vezes consegue.

Além do Google e outras empresas com ideias criativas, os meros mortais da internet também tentam pregar as suas pegadinhas. Geralmente, as redes sociais são inundadas com inúmeros casos de gravidez, prêmios na loteria, mortes de famosos e fotos montagens bizarramente divertidas. Mas alguém ainda se engana com isso?

Um primeiro de abril levado muito a sério

Bom, nos Estados Unidos pelo jeito as pessoas levam a coisa muito a sério. Susan Hudson, uma pacata senhora norte-americana do Tennessee resolveu entrar na brincadeira, ligou para sua irmã na segunda-feira para contar que havia, simplesmente, assassinado o marido dela.

“Atirei no meu marido e estou limpando a bagunça. Será que você poderia me ajudar com o corpo?”,

contou Susan à sua irmã, que ligou para outro parente, que ligou para outro parente e no meio de todas essas ligações, alguém acabou ligando para a polícia. Algumas horas depois, o departamento de polícia local bate na porta de Hudson armados e prontos para levar a mulher para o xilindró. O vídeo com a história de Susan já tem mais de 500 mil visualizações, talvez nem tanto pela história e mais pelas caretas de Susan, mas é tranquilamente um exemplo de como as pessoas ainda levam a sério o dia dos bobos.

Susan garante que faz as “april fool’s” todo o tempo. Até fora do dia 1º de abril

E de onde surgiu?

A origem das pegadinhas de primeiro de abril é obscura e ,provavelmente, está perdida na história da humanidade sem registros fisicos. Culpa dos calendários globais que mudaram ao longo do tempo, fazendo com que o primeiro de abril não fosse necessariamente sempre no 91º dia do ano. Ou 92º, em anos bissextos.

Os primeiros, primeiro de abril

Os primeiros, primeiro de abril

Alguns diziam que nesse dia era comemorada a troca de estações, mas também há quem diga que antigamente, lá na mitologia nórdica, esse dia era dedicado ao Deus Loki, Deus da mentira e trapaça, mas os nórdicos não utilizavam o nosso calendário atual, o que faz disso mais uma possível piadinha de primeiro de abril. Porém, a versão mais difundida ou a que pelo menos não parece tão mentirosa, diz que surgiu na Europa. Mais precisamente na França, por volta do século XVI, quando ainda se usava o calendário Juliano e o então Papa Gregório XII resolveu instituir um novo calendário, o Gregoriano.

No antigo calendário, o primeiro dia do ano se comemorava por volta de 25 de março e as festividades duravam até o primeiro dia de abril. Quando o rei francês Carlos IX, em 1564, determinou a mudança do calendário em seu reinado, alguns franceses não aceitaram bem a troca, outros ficaram sem mesmo saber que houve uma mudança e continuaram comemorando de maneira oldschool, em abril. Com isso, esse franceses acabaram se tornando alvos de gozações e pegadinhas, sendo conhecidos como “os bobos de abril”. Porém, assim como a versão nórdica carece de comprovação, essa teoria apesar de ser a mais difundida também não possui registros.

Em quem acreditar?

Sempre existirão pessoas e corporações para fazer pegadinhas e outras pessoas para caírem nelas. “Acho que cada empresa tem uma imagem para passar. Talvez não fique bem para algumas fazerem pegadinhas, mas para o Google, por exemplo, por ser uma empresa diferente, descontraída… Não pega tão mal.”, conta a designer Débora Costa que apesar de achar válida a brincadeira diz que nunca faria isso em sua empresa.

O incrível Google Nose

Já fora do ambiente corporativo, enquanto algumas pessoas como a estudante de moda da Feevale, Júlia Feil, que não caíram em nenhuma nesse ano e acham isso tudo “meio babaca, mas com algumas pegadinhas interessantes das empresas”, tem outras pessoas que entram no espírito do dia. O estudante de Física da UFRGS, Frederico Fardo acha divertido, apesar de ter caído em uma antes mesmo de se dar conta que era 1º de abril“. No último (1º de abril) eu cai. Tinha passado da meia noite e eu nem sabia que era primeiro de abril e a primeira notícia da minha timeline do facebook era sobre os RUs da UFRGS, eles iam fechar o semestre todo. Aí quando tu clicava no post da notícia, era aquele meme rindo. Teve um milhão dessas o dia todo”.

Seja para fazer graça de quem comemora o primeiro dia do ano em abril, criar esperanças de consumidores com produtos incrívelmente fictícios ou apenas para sacanear os colegas, o 1º de abril serve para despertar o melhor do ser humano: o bom humor. “Enfim, todo primeiro de abril eu tento pegar alguém com a clássica: Teu sapato está desamarrado! Esse eu consegui.”, comemora Frederico.

Mais sobre o assunto:

About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s